segunda-feira, 31 de março de 2008

O CONTO DE FADA DA PRINCESA CONTEMPORÂNEA

Primeiro modelo da Melissa

Quem passa pela praça da Savassi se surpreende ao ver a fachada alcochoada e prateada da loja Melissa By U (lê-se you).

Atualmente a vitrine está no clima dos contos de fada, tema da Coleção “Contos de Melissa”, que brinca com as histórias Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho em versão moderna. A releitura das fábulas foi a fórmula encontrada pela marca para trazer à tona a atmosfera de paixão e a atitude da consumidora atual, a princesa contemporânea.

Inspirada nesta campanha, a loja realizou na época do lançamento o sonho de muitas mulheres em encontrar um príncipe encantado: ele esteve no local para calçar os novos modelos primavera-verão nos pezinhos mais descolados da cidade. Chance divertida de viver um momento Cinderela!

O GiraBelo foi conferir e inclusive conseguiu bater um papo com a Aline Grazieli Barbosa, gerente da loja-conceito.


Durante anos e anos, o plástico era tido como um material de segunda linha, usado para fabricar produtos baratos, voltados para os consumidores de menor poder aquisitivo. Aos poucos, porém, o antigo preconceito diminuiu de forma considerável e, nos últimos tempos, o plástico acabou por conquistar também os consumidores mais abonados e de gosto refinado. De acessórios a móveis e objetos de decoração, o plástico agora ganhou um novo status. Tornou-se fashion e passou a fazer parte dos trabalhos de muitos designers e estilistas famosos. Está presente também nas vitrines de alguns dos endereços mais badalados da moda e da decoração.

A loja é em sua maioria da cor branca. É o produto, a Melissa que dá o tom.

Balcão de atendimento, diante da entrada

“A gente compõe [a vitrine] com acessórios. Mochilas para combinar com chinelos. Bolsa chique com sandália de salto. Todos os elementos usados compõem a idéia da loja. A vitrine é variável, a cada coleção a gente segue um tema. E geralmente ela acompanha a mudança das estações.” (Aline Grazieli Barbosa, gerente da Melissa By U).

Disposição dos produtos na vitrine

Efeitos de sentido

A princípio, a Melissa surgiu em uma idéia de ser para a criança, trazendo o lúdico, o colorido. E hoje ela faz sucesso entre as mulheres mais maduras. Mas a marca é para todos: de 8 a 80 anos.

A presença do lúdico em outros produtos, relacionado ao conceito da marca

Todo esse status que o produto apresenta e a idéia do lúdico é refletido na vitrine da loja-conceito da Savassi.

A loja é ambientada com aroma de tutti-frutti, característico dos produtos Melissa, o que remete à infância. Com música ambiente, jovem e atual.

Visão geral do ambiente. Detalhe para o o modelo do uniforme, que dialoga com o conceito da loja

A vitrine dialoga com a cidade, com o contemporâneo. Em uma praça de tradição histórica, no espaço nobre da cidade, a loja se destaca pelo seu design ousado, mas clean.

A fachada coberta de material alcochoado cor prata se destaca das demais lojas, tornando-se um ponto focal. Com o privilégio de estar em frente à praça da Savassi, a loja conta com bancos exclusivos, instalados na frente da entrada para acompanhantes mais impacientes. Em dias de sol intenso, o cliente conta com um guarda sol.


Melissa By U vista da praça

Aline comenta que a loja se preocupa muito com o cliente. “O cliente quer se sentir valorizado, à vontade. O cliente é sinestésico.”

Materiais utilizados

“A gente se preocupa em não colocar muita informação na vitrine. Porque o importante é a Melissa”, comenta Aline.

Vitrine

Se o produto em si carrega o conceito de ser simples, mas arrojado, a vitrine também fala com a mesma voz. Além do ousado alcochoado da fachada, a vitrine é constituída de balcões de madeira MDF, sustentados por uma estrutura também feita de madeira, e displays de acrílico transparente colorido. O restante é o produto que provoca e transmite: simplicidade, sofisticação e design moderno.


















À esquerda, detalhe do revestimento da fachada. À direita, acima, a vitrine vista de dentro. Abaixo, o detalhe da placa de madeira da fachada.

No espaço interno, a loja conta com capachos recortados em círculo, dois grandes pufes que mudam o revestimento a cada estação e compõem o espaço visual da loja, prateleiras de vidro, estruturas de acrílico e iluminação direcionada.

“A iluminação para nós é prioridade”, comenta Aline. A loja conta com inúmeras luzes que fazem do ambiente claro e leve, valorizando cada par de calçado. A loja fecha às 19 horas, mas a iluminação das vitrines fica acesa até as 22 horas, provocando os olhos de quem passa.

Vista geral do espaço

Tridimensionalidade

A partir da vitrine, como a loja trabalha com a tridimensionalidade

A disposição do espaço

A utilização dos espelhos em pontos estratégicos

A Melissa é a única no segmento de calçado de plástico, não apresenta concorrente direto. E em relação a isto, Aline coloca: “Não tem como comparar os produtos da Melissa com os demais calçados, como os de couro, por exemplo”.

Inspiração que vem de fora

A coleção traz tons vibrantes como o vermelho, amarelo e cores fluorescentes, e alguns modelos são assinados por grandes nomes da moda - Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto, Tufi Duek, Daniella Zylbersztajn e a inglesa J. Maskrey. Este aqui é de Vivienne Westwood, estilista inglesa excêntrica, que customizou um produto básico que já existia há 5 anos, dando sua cara ao produto. A nova vem com um revestimento flocado e apresenta três versões.

À esquerda o modelo antigo e à direita a recriação de Westwood.

Os três modelos

Além deste modelo, a Melissa redesenhou no plástico este modelo, cuja a criação de Vivienne causou frisson há 20 anos atrás.

Recriação em plástico de um modelo de Westwood que fez sucesso


A Melissa By U fica na Cristóvão Colombo, na praça da Savassi. Vale a pena conferir!

Fotos: Cláudio Nadalin

Um comentário:

Joziane Costa disse...

Muito interessante Camila, o que chama a atenção é esse material que reveste a fachada. Um outro detalhe, muito bem fotografado, é a roupa usada pelas funcionárias, elas são mais do que pessoas ali para atender ao público, são parte do ambiente. Interessante a conversa exclusiva tida com a gerente Aline e a presença de um "principe" calçando as mulheres promovendo uma nova experiência dessas com a marca Melissa.