sábado, 29 de março de 2008

Visita ao Museu Giramundo

Oba...Oba! Visita ao Museu Giramundo

Bom...

Nós do Girabelo íamos colocar tudo sobre o MUSEU GIRAMUNDO na postagem de apresentação para facilitar o acompanhamento do trabalho pelos colegas e professores, mas após a visita que fizemos não há como não abrir um novo espaço para comentários, conversa com Rangel Andrade, funcionário do Museu e paras as fotos que fizemos.

Então permanece a postagem de apresentação para acompanhamento do trabalho estando esta para falarmos e analisarmos a visita ao MUSEU.

O Museu esta localizado na Rua Varginha no bairro Floresta, uma rua com aclive acentuado e logo no topo do morro há um semáforo, o que dificulta a visualização de um Museu instalado naquele local, além da dificuldade de estacionamento na rua. Segundo Rangel a localização do Museu é ruim e tem pouca visibilidade na rua. Um outro aspecto que percebemos foi a sinalização para se chegar no Museu, na região da praça da Estação há a sinalização padrão da prefeitura e indicação do caminho e quando chegamos na rua em frente ao Museu quase passamos despercebidos por ele, há uma placa da prefeitura na porta e o banner do museu, este está encoberto por esta árvore e passa quase que despercebido, aliado a esta fachada que não sugere que no local funcione um Museu.

Na foto vemos uma seqüência de casas, acreditem, são todas do Giramundo! Esta vermelha e a amarela na esquina, nelas funcionam a escola, a restauração e a parte administrativa e em nada constituem uma unidade. Um outro detalhe é a questão da casa do Museu ser patrimônio histórico, a estrutura não pode ser modificada mas há a possibilidade de adição de elementos, como o Museu já fez colocando o banner e alguns bonecos no topo, bem escondidos pela árvore, na casa vermelha não há restrições.

A logomarca do Museu está presente numa pequena placa junto a porta de entrada, tamanho A4 informando horário de funcionamento e valores de entradas. Na 2º foto vemos a entrada que é na casa bege o primeiro portão frente a passagem feita entre o carro vinho e o cinza. Na 1º foto a saída é no portão branco mais a esquerda.



Esses bonecos estão num corredor que conta a história do grupo através das peças utilizadas nas montagens, esses são do 1º espetáculo, ainda com poucos movimentos. Uma ressalva é que esses bonecos não podem ser tocados pelo público mas não há um vidro que os separem do mesmo e o corredor onde estão é longo e difícil para controle dos 3 monitores havendo muitas crianças em visita simultânea. Em questão de iluminação, como o Museu estava em reforma não pudemos analisar.


Num outro corredor há croquis de bonecos e cenários feitos pelo fundador Álvaro Apocalypse e detalhamento da construção dos bonecos, nessa foto a construção de uma mão e o braço, tudo muito detalhado, cada dedo, visando o movimento. Assim como mão, há ainda todas as outras parte do corpo de um boneco, desenhados e esculpidos passo a passo, numa riqueza grande de detalhes e demonstrando os materiais utilizados, cabeça, membros inferiores, articulações e estudos de movimentos. Incrível saber que muita coisa começa a ser esculpida no isopor e no papel e ganha tamanha expressividade após o acabamento. Não há também um vidro separando as peças do público.


Peças de montagens feitas pelo grupo, a expressividade dos bonecos é marcante, eles tem muita vida e quando Rangel, o monitor, lhe dá movimento manipulando os fios e varas....Nossa... dentro do Museu a gente volta a ser criança.

Detalhe na 1º foto para o boneco de capa vermelha, ele, assim como outros esta exposto elevado do chão, como se realmente voasse.Quanto a sinalização do museu por placas ela se dá de forma satisfatória, há ao lado de cada peça, ou conjunto de peças, datas e breve texto explicativo, além da sinalização indicativa dos locais, nelas há o uso da logomarca do Museu e elas se comunicam entre si. Estão em português e segundo Rangel o Museu recebe um número significativo de estrangeiros.


Essa peça, um mini cenário é interessante pela disposição dos elementos criando um efeito de profundidade, essa água começa no desenho bidimensional do fundo vertical, segue pelo chão horizontal onde esta levemente esculpido formando um “baixo relevo” e deságua nesse meio circulo onde as ondas são sugeridas pela disposição dos semicírculos interpostos em 5 camadas. Camadas ainda na mata.



Nesse caso os astronautas e os peixes, parte de um espetáculo atual, estão dispostos como se realmente flutuassem. Para o próprio espetáculo os bonecos foram projetados com fios com cerca de 3m estando os manipuladores suspensos promovendo tal experiência.

Visão plano geral e close de uma das salas do Museu, vemos vários cenários construídos para espetáculos. A casa do Museu por fora parece pequena em termos de espaço mas por dentro é surpreendente! Observem nos planos gerais o boneco gigante no teto da sala, sobre os visitantes.


Esse é um detalhe de dois bonecos que nos observam enquanto visitamos o acervo do Museu, eles estão no teto mesmo, não é a foto que esta postada investida, as fotos foram feitas por nós integrantes do grupo deitados no chão com a câmera focada no teto.

As fotos que sequem são parte da interação nossa do Girabelo com o GIRAMUNDO. No Museu não é permitido tocar nas peças, logo essas fotos foram feitas próximas as mesmas e na presença do monitor Rangel, respeitando tão encantador trabalho, a única peça que pode ser tocada é o Pedro da peça “Pedro e o Lobo” que tivemos o prazer de manipular.

Jozi, Fernando e Camila voltando a serem crianças manipulando o boneco Pedro. Incrível poder fazer isso após a visita, uma vivencia do espaço tridimensional que fica ainda mais completa e inesquecível, reforçando uma relação afetiva com o trabalho do grupo Giramundo.

Socorro! Atacados! Somos gigantes mas não nos mate....
Fernando e Jozi na mira de Don Quixote.


Olha só quem veio receber o Girabelo no Museu.

Fernando e o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Lula, um detalhe interessante desse boneco é a riqueza de movimentos, tudo nele é articulado, ele é uma das peças recentes do grupo que utilizam todo o conhecimento em confecção de bonecos, além de que a semelhança com o presidente é incrível.




“Não gostei disso não”

Camila e boneca do Giramundo. Detalhe para o tamanho da boneca, um aspecto interessante do Giramundo é a utilização dos mais variados tipos d manipulações existentes e a criação de outros. Bonecos de fio, vara, balcão, base, baranku, mistura com animação, enfim um apanhado de tudo nesses 38 anos de história sempre com bonecos novos em cada espetáculo.



Abençoado.

Camila recebendo benção de madre. Abençoando realmente é tudo o que pudemos vivenciar nessa visita. Quem ler nosso blog vai visitar mesmo, é encantador e vale a pena a vivencia do espaço tridimensional, o contato e reforço da relação afetiva com a marca. Se por um lado na visita percebemos o quanto o design poderia ajudar o espaço e vamos propor isso, por outro lado só temos a agradecer ao Grupo de teatro Giramundo por nos oferecer o contato com o maior museu do gênero no país e um dos maiores do mundo. Os bonecos são muito vivos, cada um tem sua personalidade, sua história e eles nos transmitem isso na expressão, eles são manipulados mas a gente até esquece dos fios e varas enquanto interagimos com eles. Até maio o Museu esta fechado para visitas do público geral, só agendando visita para estudantes. Mas assim que reabrir VISITEM.


2 comentários:

Joziane Costa disse...

Bom como esse é um comentário particular preferi inseri-lo aqui do que diretamente na postagem. Eu já havia tido contato com o Giramundo quando adolescente numa exposição que visitei no Parque das Mangabeiras a uns 10 ou 11 anos e numa peça que assisti que ainda me lembro “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, mas nunca tinha ido ao Museu nem manipulado bonecos e é incrível a vivencia que temos naquele espaço, mesmo quem nunca viu nada do grupo fora da tv se encanta e volta a ser criança.

D. disse...

Excelente post, pessoal!

Continuem!