segunda-feira, 19 de maio de 2008

Comida di Buteco também é DGA


Exposição ARTE NO BANHEIRO





Lucyana Lyrio, Melissa Rocha, Michelle Campos, Rodrigo Castro de Jesus e Wagner Rossi foram os premiados da segunda edição do “Arte no Banheiro”.




Projeto desenvolvido pelo Comida di Buteco que transforma esses espaços em verdadeiras galerias de arte, com intervenções de artistas plásticos.

Rodrigo Castro de Jesus
Careca o Pescador
Obra: Pelo cano


Luciana Lyrio
Bar do Ceará
Obra: A pequena sereia

Wagner Rossi
Família Paulista
Obra: Improvável Presença

Michelle Campos
Amigos e Antigos
Obra: Eu te darei o céu meu bem...

Melissa Oliveira Rocha
Churrasquinhos do Luizinho
Obra: BBB-Big Brother Boteco

A seleção dos artistas foi feita pelo curador Roberto Bethônico, artista plástico que tem trabalhos expostos nas principais galerias do país e leciona na Escola de Belas Artes da UFMG.

Nestas andanças.. achei muito boa a idéia dos organizadores do evento.. O Design dos banheiros foi um critério de avaliação do Comida di Buteco, achei muito legal.. eu só pude ir no Bar do Véio e postei algumas fotos aqui. No banheiro de lá (que sempre ganhava no item limpeza) tem fotos de algumas "freguezas" (como está escrito na porta)com montagens observaçoes feitas por elas e está todo escrito nas paredes, portas e até no teto, pelas outras freguezas, dando ênfase a um tipo de "arte" que sempre vemos nos banheiros.. rrsrsrsss




Outra coisa que achei legal é que as travessas onde os pratos participantes são servidos são personalizadas com imagens relativas ao nome do tira-gosto.. O de lá era muito lindo o prato era "chiqueirinho chiq" e tinha um desenho de um porquinho que adorei.. (a foto nao deu pra ver direito.. só apareceu a modelo mesmo)









Este tipo de evento, que antes não se dava valor pra estética e pra arte, agora esta abrindo as portas para esta área.. onde fica muito mais interessante a noitada para quem dá valor ao DGA.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Elegância e requinte na adega do Carrefour

Ao passarmos por um dos corredores do carrefour (Shoping Del Rey), ficamos surpresos ao depararmos com a imensa adega de bebidas, montada com muito bom gosto e estilo. Consiste num ambiente diferente, todo revestido de madeira, feito para venda de vinhos e espumantes.Veja as imágens abaixo:

Vista frontal:



A adega forma uma espécie de túnel com uma decoração especial, balcões, prateleiras e armários contendo bebidas separadas por países.

Parte interna da adega:



Balcão de madeira( vista lateral).



Balcão de madeira(vista frontal).



Visão do teto também revestido com madeira e luzes especiais. Observe no alto da prateleira, a sequência de bebidas da mesma marca.



Armário de madeira e vidro.

Vitrinas no Del Rey

Durante uma visita ao Shoping Del Rey, registramos imagens de vitrinas de algumas lojas e colocamos aqui com o objetivo de mostrar a variação existente, de acordo com o estilo e o público da loja, passando desde a mais clássica até a mais moderna. As fotos foram feitas com um celular. Logo pedimos desculpas quanto a resolução.

Loja K9



A K9 consiste numa loja de artigos femininos em geral, roupas e acessórios. A vitrina é decorada de forma simples mas bem interessante. Possui bolas feitas de bambu recobertas com papel de seda vermelho, penduradas no teto distribuidas de forma igual dos dois lados das manequins. A loja mantém um estilo clássico refletido tanto na decoração quanto nas cores no seu interior.

Loja Constance



Consiste numa loja de calçados e acessórios femininos. Possui uma decorção especial para o dia das mães. A vitrina é simétrica estando decorada por uma moldura rosa com cortinas também da mesma cor, no fundo, em ambos os lados. Cada lado contém um display no formato de sacolas de papel de compras que parecem lotadas de presentes. O interessante é que foi montado um palco, ou uma espécie de abertura para passarela da moda, que abre as cortinas para a passagem das mães.

The Army



A loja investe num visual bastante moderno. Na fachada, assim como no interior da loja, encontramos adesivado nas paredes, a imagem de um muro de tijolinhos. O chão é revestido por um tapete verde cobrindo toda a loja. No interior, do lado esquerdo, existe um contener com a logo da loja.



Já no lado direito temos expositores no formato de mísseis. O teto é coberto com arame farpado. Na vitrina os objetos se encontram não muito organizados enfatizando o estilo diferencial da loja.

Manoel Bernardes



Manoel Bernardes é uma loja de jóias, bolsas e relógios. Mantendo um estilo mais elegante a loja se preocupa com a formalidade em sua decoração, procurando destacar a beleza da mulher clássica.



Na vitrina encontramos cortinas beges e prateleiras de madeiras onde são expostos os produtos, todos colocados de forma organizada. No teto as luzes dão elegância e brilho aos produtos.



Um detalhe interessante é a presença de maquetes dispostas na vitrina com cenas do cotidiano de pessoas e profissionais, retratando locais e o público para o qual é oferecido os produtos.

Vide Bula



A vide Bula esta com decoração nova em sua vitrina. Foi colocado um painel com margem P e B contendo anjos ao centro e em 1° plano uma espécie de cortina de fibras com manequins usando roupas de confecção. No lado direito de quem entra na loja, foi colocado também um outro painel com colagem em retícula.


segunda-feira, 21 de abril de 2008

A Importância do Display no PDV

No novo milênio, a quantidade de produtos ofertados tornou-se muito maior do que a demanda. Cada vez mais as empresas vem se empenhando em gerar produtos de valor que atendam às necessidades de seus clientes. O mercado das vendas passou a ser profundamente estudado e pesquisado e o marketing vem tentando desvendar as peculiaridades de cada setor e o comportamento do consumidor.
Essas pesquisas de mercado comprovam cada vez mais a eficácia do display no ponto de venda e apontam esse trabalho como o mais importante diferencial competitivo, até mais importante do que a marca do produto, principalmente no mercado de commodities. Embora a propaganda tenha a função de divulgação e de captação do público alvo, é no ponto de venda onde tudo acontece, onde a transação é efetivada. Este é o chamado momento da verdade, em que o cliente leva ou não o produto para casa, ou pior, leva o da concorrência. Uma vez que as pesquisas apontam que um dos fatores mais importantes para a compra hoje em dia é a conveniência, o trabalho de comunicação por meio de um display é vital para obtermos um resultado de sucesso. De nada adianta fabricarmos um produto estrela e investirmos em uma excelente campanha publicitária, se ele não for bem trabalhado no ponto de venda, podendo até gerar um resultado negativo se o produto for mal exposto. Por tal importância, devemos tomar cuidados, preferindo sempre trabalhar com empresas do ramo que tenham experiência e conhecimento assunto, pois expositores de má qualidade denigrem a marca e afastam o consumidor.
Para evitar que bons produtos fiquem estocados nas gôndolas ou nas prateleiras e para captar clientes, a utilização do display é essencial. Sem dúvida, é o melhor meio de chamar atenção e a melhor forma de incrementar as vendas.

Benefícios do investimento em pdv:

destaque do produto;
destaque da marca;
presença no ponto de venda;
conveniência ao consumidor;
excelente custo benefício em relação aos investimentos em mídia;
preferência do lojista/varejista por expositores que agreguem valor ao ponto de venda;
chamar a atenção sem perturbar o consumidor;
compra por impulso;
aumento nas vendas;
aumento na participação no mercado.

Cuidados que devem ser observados:

custo / benefício;
estratégia;
acabamento;
confiança;


Materiais


Para cada produto que a Top Display confecciona, busca-se sempre a melhor maneira de atender às necessidades dos clientes, sendo estas desde inovação e tecnologia, ao melhor custo / benefício que gere o verdadeiro diferencial para uma venda. Por conseguinte, é feito um estudo dessa relação para a escolha de cada material que será empregado. Veja abaixo alguns dos principais materiais utilizados na fabricação de displays:

Materiais para comunicação:

acrílico;
metacrilato;
policarbonato;
P.S. Poliestireno;
P.P. Polipropileno;
PVC;
PETI;
PETG;
Lona em UV;
Adesivo vinílico.

Acabamentos: impressão digital ou serigrafia;Processos: vaccum forming e termo moldagem.

Materiais para estruturação:

arames, tubos e perfis;
lâminas de madeira e MDF;
PVC.

Acabamentos: pintora epóxi (somente para metais) e pintura automotiva de alto brilho

domingo, 20 de abril de 2008

Display C&A

Shopping Del Rey, loja C&A


Foto feita por Patrícia

Esse foi encontrado na vitrina da loja C&A, trás uma promoção de calça jeans e o display de papelão em forma de caixa recortada ao centro que simula uma maquina de lavar e tem calças penduradas em si. Interssante notar a simplicidade do material e da composição nessa loja.

Displays Cinema

Os displays de cinema tem a função que atrair o espectador para dentro da sala, mais do que simplesmente apresentar o nome do filme, os atores principais (e ficha tecnica), e uma imagem do que será apresentado dentro da sala, o display é a tridimensionalidade de elementos importantes do filme e oferece ao usuario uma experiência e familiarização com personagens e lugares. Muitas vezes é atraves do display que o usuario escolhe o que irá assistir, um display que melhor se comunique com ele, apresente os personagens e lhe diga em que gênero de filme aquele se enquadra sem deixar dúvidas, atores famosos e campanhas em outras midias também contribuem para essa escolha. O display como vitrina e cartão de visita de um filme tem então que ser objetivo e atrativo, promovendo uma experiencia no espectador, acolhendo-o e envolvendo-o na trama.

Segue fotos e comentários sobre alguns displays, eles foram fotografados por Patrícia no Shopping Del Rey.



Filme: Kung Fu Panda
Sinopse: Um preguiçoso e irreverente Panda que é o único capaz de salvar o vale da paz de um vilão, o feroz leopardo da neve. O panda torna-se um mestre do Kung Fu nessa animação.
Tridimensionalidade: Trás o personagem principal, o Panda em ação de luta e "cara de mal", o que não impede que o percebamos como heroi. O display é feito em papelão em dois planos, o Panda e o fundo de montanhas junto ao chão, detalhe para a exaltação da grandiosidade do Panda, colocado maior que as montanhas.



Filme: Quebrando a Banca
Sinopse: História baseada em fatos reais sobre o grupo dos seis alunos do mit (institituto de tecnologia de massachusetts) que, a partir de elementos matemáticos, foram treinados para se tornar especialistas em contagem de cartas de baralho. Com tal habilidade, eles foram juntos aos cassinos de Las vegas e ganharam milhões de dólares nas mesas de aposta.
Tridimensionalidade: O Display trás o elemento foco da trama, a carta de baralho, onde os personagens principais são apresentados em duas cartas como se formando dois planos, o dos jovens gênios e o vilão, mas sendo uma unica face. Há ainda a imagem de roletas de jogo que já situam o espectador ao cenário oferecido. A ficha tecnica juntamente a data de estreia encontra-se na parte inferior do display.



Filme: Agente 86
Sinopse: Um agente de número 86 que trabalha para uma organização secreta e deve usar suas habilidades para combater as forças de outras organização mas essa do mal. Adaptação de seriado de Tv.

Tridimensionalidade: Esse display, também em papelão, está suspenso do chão pendurado ao teto, como se o agente 86 já estivesse em ação e descesse já aplicando suas habilidades. Trás a experiêriencia de ação do filme já no display, promovendo ao usuário antes de entrar na sala de cinema, a apresentação ao Agente e sua familiariadade.


quarta-feira, 16 de abril de 2008

L' acqua di Fiori

Essas fotos foram feitas por Claúdio em Lagoa Santa.

Histórico: Fundada em 1980, a L’acqua di Fiori produz perfumes, cosméticos e produtos para banho adaptados às características da mulher brasileira, seus produtos também são exportados. Foi uma das primeiras a adotar o sistema de franchising e hoje, são 830 lojas exclusivas no país inteiro.

Fachada com aplicação da marca em back-light em dois lugares, sobre vitrina e em lateral. A vitrina se destaca no entorno de paredes brancas, e o cartaz que vem a somar informações acaba competindo no campo visual do observador. Há banners com produtos na fachada, na vitrina e no interior da loja.

Vista da Fachada com vitrina, no lado esquerdo desta um prateleira com alguns produtos e no lado direito banner com informações de produtos, a iluminação da loja e da vitrina lhe dá destaque na pintura branca da fachada. Destaque para estilo da contrução de cidade pequena e diferença deste para uma instalação em shopping por exemplo.

Foto com detalhe na iluminação da loja e na prateleira em madeira e aço com luz focal sobre o s produtos destacanso-os. No interior da loja há prateleira de vidro e MDF com alguns produtos na vitrina.

Fotos do interior da loja, balcões em madeira. Uma mesinha de vidro com produtos no centro da loja. Prateleiras em vidro, madeira e metal nas paredes, luzes direcionais no teto. Espelhos dão aspecto de um ambiente maior.

domingo, 13 de abril de 2008

Loja Vide Bula Shopping Del Rey

Loja Vide Bula Shopping Del Rey. Bom... por se tratar de um shopping a tarefa de se fazer fotos do resinto se torna mais complexa, logo isso teve que ser feito pelo grupo com celular de forma discreta, o que comprometeu a qualidade das fotos e ângulos desejados.

História

"Criada em 1982, a Vide Bula ficou conhecida pela irreverência que marcou as coleções da nova grife. O sucesso na venda à varejo levou à criação da Vide Bula – Fábrica, que fez aumentar o número de clientes multimarcas, hoje mais de 1200 pontos de venda em todo o Brasil.

As coleções da Vide Bula se inspiram no comportamento e encantam pelo inesperado das combinações, pela ousadia do jogo de cores e formas e pela total e imediata identificação com o público jovem e irreverente. Hoje, consagrada nacionalmente, se encontra no Calendário Oficial da Moda Brasileira - São Paulo Fashion Week. Com passos voltados a exportação, a Vide Bula confirma a qualidade e o sucesso dos seus produtos no exterior pelo seu design diferenciado." (dados site)





Fotos feitas por Patrícia

A loja
Uma loja em um shopping mas que parece a rua de um grande centro, assim podemos definir a Vide Bula visitada. A loja apresenta uma vitrina de vidro cobrindo toda a extensão da entrada contendo manequins usando roupas da marca, além de roupas dobradas ou soltas no chão, e penduradas por dispositivos prendedores de vidro por pressão.

A identificação da loja se dá por uma placa circular com o nome da mesma disposta de forma a sair de sobre a entrada, sendo segurada por uma placa cilíndrica de metal.
Logo que entramos temos o chão de pedra de calçamento de rua, e a parede da esquerda de quem entra revestido de bloco de cimento resinado com terminações irregulares na parte superior simulando muros de grandes centros. A parede da direita é coberta com forro de madeira em toda sua extensão e distribuídos por ela temos prateleiras indo do chão a uma altura aproximada de 1,80m, onde se encontram os jeans dobrados e organizados. Na esquerda as prateleiras estão na parte mais alta enquanto abaixo encontram-se roupas penduradas em cabides, camisetas na maioria. Ainda sobre a disposição dos produtos esses se encontram em carrinhos com rodas distribuídos ao longo da loja, de altura aproximada 80cm funcionando como ilha, bem como outros com cerca de 1,60m com roupas penduradas em cabides, que segundo vendedora não tem sua disposição alterada. Cabe ainda salientar que todas as prateleiras são de madeira rústica com aspecto desgastado, assim como o balcão de atendimento ao centro/fundo da loja.

Sobre as paredes há painéis outdoor em tamanho real, sendo dois a direita e três a esquerda contendo anuncios de produtos da loja e da marca, em sequencia dois ou três outdoors formam a imagem. Segundo vendedora os outdoors são alterados de acordo com a estação do ano.

As colunas de sustentação da loja e do shopping, assim como parte do fundo da loja foram revestido com metal com aspecto enferrujado, o teto original do shopping aparece em concreto, armações em arame em vários locais, já a tubulação de água, grandes parafusos prendendo portas e a tubulação de ar condicionado são visíveis no teto . Todas as portas de acesso ao interior da loja, a locais de estoque de produtos e aos provadores são trabalhados de forma que não parecem portas, mas cobertos com espelhos e metal com o mesmo aspecto de ferrugem. Há na loja poltronas que são cobertas com capas de jeans, junto há prateleiras também rústicas de acessórios, e ao fundo quatro televisores instalados em estrutura de metal que passam videoclipes.

A iluminação se dá por meio de holofotes que estão presentes desde a vitrina valorizando os produtos como no interior da loja.

Um aspecto interessante e marcante da Vide Bula visitada são seus dois aviões reais de caça pendurados ao teto por cabos de aço simulando vôo, dando um aspecto ainda mais urbano ao ambiente, onde tudo, desde a entrada em chão de calçamento, o muro de bloco de concreto, os holofotes, os outdoors, o teto descoberto e a ferrugem nos dá a experiencia e a ambientação de não estar num shopping mas em um centro urbano, aliado a todos esses elementos há uma música ambientação em ritmo acelerado.

Os vendedores não tem uniformes padrão estando vestidos de formas diversas que se passam por clientes quase que despercebidamente. Alguns se vestem de forma mais comuns já outros mais ousados. Quando entramos na loja o vendedor não nos aborda logo na entrada, o cliente entra e fica à vontade e algum tempo depois o vendedor(a) se aproxima e de dispõe caso o cliente precise dele. Na visita observou-se também que após a compra o cliente é acompanhado pelo vendedor até a porta e esse carrega sua sacola até nessa, onde cortesialmente lhe entrega a sacola e esse sai da loja. O tempo de permanência de clientes na loja não é muito extenso pelas observações, eles entram, experimentam e levam, o entrar e sair de pessoas da loja é constante e não intenso.

Uma loja já a algum tempo no local, a Vide Bula propicia a seu público, a experiencia sensorial de um grande centro urbano, trazendo para dentro do espaço shopping um pedaço de grande centro com todos os seus elementos.

segunda-feira, 31 de março de 2008

O CONTO DE FADA DA PRINCESA CONTEMPORÂNEA

Primeiro modelo da Melissa

Quem passa pela praça da Savassi se surpreende ao ver a fachada alcochoada e prateada da loja Melissa By U (lê-se you).

Atualmente a vitrine está no clima dos contos de fada, tema da Coleção “Contos de Melissa”, que brinca com as histórias Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho em versão moderna. A releitura das fábulas foi a fórmula encontrada pela marca para trazer à tona a atmosfera de paixão e a atitude da consumidora atual, a princesa contemporânea.

Inspirada nesta campanha, a loja realizou na época do lançamento o sonho de muitas mulheres em encontrar um príncipe encantado: ele esteve no local para calçar os novos modelos primavera-verão nos pezinhos mais descolados da cidade. Chance divertida de viver um momento Cinderela!

O GiraBelo foi conferir e inclusive conseguiu bater um papo com a Aline Grazieli Barbosa, gerente da loja-conceito.


Durante anos e anos, o plástico era tido como um material de segunda linha, usado para fabricar produtos baratos, voltados para os consumidores de menor poder aquisitivo. Aos poucos, porém, o antigo preconceito diminuiu de forma considerável e, nos últimos tempos, o plástico acabou por conquistar também os consumidores mais abonados e de gosto refinado. De acessórios a móveis e objetos de decoração, o plástico agora ganhou um novo status. Tornou-se fashion e passou a fazer parte dos trabalhos de muitos designers e estilistas famosos. Está presente também nas vitrines de alguns dos endereços mais badalados da moda e da decoração.

A loja é em sua maioria da cor branca. É o produto, a Melissa que dá o tom.

Balcão de atendimento, diante da entrada

“A gente compõe [a vitrine] com acessórios. Mochilas para combinar com chinelos. Bolsa chique com sandália de salto. Todos os elementos usados compõem a idéia da loja. A vitrine é variável, a cada coleção a gente segue um tema. E geralmente ela acompanha a mudança das estações.” (Aline Grazieli Barbosa, gerente da Melissa By U).

Disposição dos produtos na vitrine

Efeitos de sentido

A princípio, a Melissa surgiu em uma idéia de ser para a criança, trazendo o lúdico, o colorido. E hoje ela faz sucesso entre as mulheres mais maduras. Mas a marca é para todos: de 8 a 80 anos.

A presença do lúdico em outros produtos, relacionado ao conceito da marca

Todo esse status que o produto apresenta e a idéia do lúdico é refletido na vitrine da loja-conceito da Savassi.

A loja é ambientada com aroma de tutti-frutti, característico dos produtos Melissa, o que remete à infância. Com música ambiente, jovem e atual.

Visão geral do ambiente. Detalhe para o o modelo do uniforme, que dialoga com o conceito da loja

A vitrine dialoga com a cidade, com o contemporâneo. Em uma praça de tradição histórica, no espaço nobre da cidade, a loja se destaca pelo seu design ousado, mas clean.

A fachada coberta de material alcochoado cor prata se destaca das demais lojas, tornando-se um ponto focal. Com o privilégio de estar em frente à praça da Savassi, a loja conta com bancos exclusivos, instalados na frente da entrada para acompanhantes mais impacientes. Em dias de sol intenso, o cliente conta com um guarda sol.


Melissa By U vista da praça

Aline comenta que a loja se preocupa muito com o cliente. “O cliente quer se sentir valorizado, à vontade. O cliente é sinestésico.”

Materiais utilizados

“A gente se preocupa em não colocar muita informação na vitrine. Porque o importante é a Melissa”, comenta Aline.

Vitrine

Se o produto em si carrega o conceito de ser simples, mas arrojado, a vitrine também fala com a mesma voz. Além do ousado alcochoado da fachada, a vitrine é constituída de balcões de madeira MDF, sustentados por uma estrutura também feita de madeira, e displays de acrílico transparente colorido. O restante é o produto que provoca e transmite: simplicidade, sofisticação e design moderno.


















À esquerda, detalhe do revestimento da fachada. À direita, acima, a vitrine vista de dentro. Abaixo, o detalhe da placa de madeira da fachada.

No espaço interno, a loja conta com capachos recortados em círculo, dois grandes pufes que mudam o revestimento a cada estação e compõem o espaço visual da loja, prateleiras de vidro, estruturas de acrílico e iluminação direcionada.

“A iluminação para nós é prioridade”, comenta Aline. A loja conta com inúmeras luzes que fazem do ambiente claro e leve, valorizando cada par de calçado. A loja fecha às 19 horas, mas a iluminação das vitrines fica acesa até as 22 horas, provocando os olhos de quem passa.

Vista geral do espaço

Tridimensionalidade

A partir da vitrine, como a loja trabalha com a tridimensionalidade

A disposição do espaço

A utilização dos espelhos em pontos estratégicos

A Melissa é a única no segmento de calçado de plástico, não apresenta concorrente direto. E em relação a isto, Aline coloca: “Não tem como comparar os produtos da Melissa com os demais calçados, como os de couro, por exemplo”.

Inspiração que vem de fora

A coleção traz tons vibrantes como o vermelho, amarelo e cores fluorescentes, e alguns modelos são assinados por grandes nomes da moda - Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto, Tufi Duek, Daniella Zylbersztajn e a inglesa J. Maskrey. Este aqui é de Vivienne Westwood, estilista inglesa excêntrica, que customizou um produto básico que já existia há 5 anos, dando sua cara ao produto. A nova vem com um revestimento flocado e apresenta três versões.

À esquerda o modelo antigo e à direita a recriação de Westwood.

Os três modelos

Além deste modelo, a Melissa redesenhou no plástico este modelo, cuja a criação de Vivienne causou frisson há 20 anos atrás.

Recriação em plástico de um modelo de Westwood que fez sucesso


A Melissa By U fica na Cristóvão Colombo, na praça da Savassi. Vale a pena conferir!

Fotos: Cláudio Nadalin

Vitrine: Contos de MELISSA

(Fotos: CLÁUDIO NADALIN)

“A campanha foi inspirada nas fábulas dos contos de fadas. Histórias sensuais e ousadas que nenhum pai contaria para a filha dormir.” (Catálogo da coleção)
Em breve análise...